26 de mar de 2012

Os Benefícios da Camomila





Planta Camomila de nome cientifico (Matricaria chamomilla). É um desinflamatório; esta planta medicinal alivia as úlceras gástricas. Melhora a conjuntivite e a rinite. As flores decamomila tomadas em infusão aliviam os transrornos digestivos e alergias; em compressas alivia a inflamação dos olhos e do intestino. Sedativa, antiespasmódica. A infusão favorece o sono e alivia inflamações da pele. 


A camomila é conhecida como "o médico dos vegetais", pois pensa-se que ela ajuda no crescimento e na saúde de muitas outras plantas, especialmente aquelas que produzem óleos essenciais. A ideia que surge é que ela seja a unica responsavel pelo aumento da produção desses óleos, tornando certas ervas, como a hortelã (hortelã pimenta, sálvia, orégão) e o manjericão fortes no aroma e no sabor. 



OS BENEFICIOS DO CHÁ DE CAMOMILA
Receita de Chá Relaxante 

Misture em partes iguais flores de camomila, tília e folhas de erva cidreira ou verbena. Faça o chá de modo habitual. Este chá é muito agradável e útil especialmente para reduzir o stress, diz-se que pode ser tomado sem restrições, mas no entanto não é bem assim. A camomila junto com o alecrim fazem tambem um óptimo chá para as dores de cabeça.
Combate a Sinusite
Um excelente remédio para a sinusite são as inalações de vapor com camomila, de duas a três vezes por dia. Elas produzem um alívio rápido em gripes, resfriados, congestões nasais e sinusites frontais, seja ela aguda ou crônica, e promove alívio dos sintomas até mesmo da sinusite alérgica.
Coloque 6 colheres de chá de flores de camomila numa taça com 1 a 2 litros de água fervente. Espere esfriar um pouco, coloque uma toalha na cabeça e então coloque o rosto sobre a taça inalando o vapor do chá.
É importante respirar o vapor o mais profundamente possível durante 10 minutos, no mínimo. Esta inalação deve ser repetida , no mínimo, 2 vezes ao dia durante a crise de sinusite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário